Agora é pra valer

Levei meus exames para o Dr. Luiz da Fertivitro, finalmente! Está tudo bem comigo, meus exames estão normais e estou liberada para fazer a inseminação. Claro, aproveitei a oportunidade para fazer muitas perguntas.

A primeira foi sobre a possibilidade de ter filhos múltiplos. Primeiro, queria saber o porquê de ter que tomar  remédio para estimular a ovulação se, pelos exames, meu ciclo é normal e estou ovulando naturalmente. Ele me explicou que os remédios são para que se produza mais de um óvulo por ciclo, aumentando a chance de gravidez em cada tentativa. Claro, isso aumenta também a possibilidade de ter mais de um embrião. Como ele falou, gêmeos é normal (!!???), mas se a mulher produzir mais de 4 óvulos, eles não fazem a inseminação, pois a gravidez de múltiplos é arriscada. Claro, o mais normal é que não se fertilizem todos os óvulos e, mesmo que mais de um embrião se forme, nem sempre todos se desenvolvem. De qualquer maneira, se ter um filho sozinha é difícil, imagine dois!! Espero que isso não aconteça comigo…

A minha segunda grande preocupação é com a possibilidade de problemas genéticos devido a idade. O Dr. Luiz me explicou que, enquanto a mulher entre 30 e 35 anos tem menos de 1% de chance de ter um filho com problemas genéticos, essa porcentagem sobe para cerca de 8% depois dos 40 anos. Depois disso a curva se acentua ainda mais, podendo chegar a quase 90% depois dos 45 anos! Isso realmente é assustador, o que me dá a certeza de que cada mês é importante, não dá para adiar mais.

Com relação a essa possibilidade de má-formação genética, quando não ocorre um aborto natural, é recomendável para mulheres acima de 40 anos fazerem  um teste que detecta várias sindromes no feto, realizado por volta do 3 mês. Apesar de ter um risco pequeno de causar um aborto, cerca de 1% dos casos, pode dar uma opção de escolha para a futura mãe, se irá levar a gravidez até o final. Apesar da dificuldade de uma decisão como essa, criar uma criança com problemas não é para qualquer um, definitivamente.

Quanto a inseminação em si, é um processo mais simples do que pensei. No segundo ou terceiro dia da próxima menstruação, vou na clínica fazer um ultrassom e já começo a tomar o remédio para estimular a ovulação. Nesse mesmo dia já tenho que escolher alguns possíveis doadores, cerca de oito, para reservarem o sêmen que estiver disponível para mim. Daí, lá pelo 14 dia, é feito o procedimento, na própria clínica, sem nenhuma complicação.Nem repouso precisa fazer, é só torcer para dar certo!

Só tenho uma coisa a dizer: estou com um frio na barriga!!!

2 Responses to “Agora é pra valer”


  1. 1 constance fevereiro 5, 2010 às 3:01 pm

    frio na barriga?????? quero ver qd for outra coisa que estiver na barriga….!!!!

    conte sempre com a gente,
    beijos!

  2. 2 Juliana setembro 4, 2010 às 5:04 am

    Olá amiga!
    Que maravilha encontrar este seu blog!Estou querendo MMUUUIITTOO ser mãe, mas, sofri demais em meus relacionamentos anteriores e não pretendo ter filhos com qualquer um, para sofrer de novo e passar por toda a angustia que já passei. Tive poucos namorados, mas só me fizeram sofrer e chorar! Tenho 33 anos (quase 34!) e, como a idade, para nós mulheres, é crucial, não posso esperar muito tempo! E meu sonho é conceber, conhecer a maternidade, sentir um novo serzinho se formando dentro de mim! Deve ser algo divino!! Por isso, dadas as circunstancias, pretendo fazer meu filho pela técnica de inseminação artificial, mas confesso que estou com muito medo, muito mesmo!! Medo de não saber lidar com a criança no furuto (afinal, ela não terá pai…será fruto de um tubo de ensaio…ai, chega a me dar calafrios, só de pensar nisso!). Também estou temerosa quanto á minha família, meus parentes, meus colegas…o que irão pensar de mim??! Por isso estou te escrevendo. Gostaria que vc me ajudasse, que me contasse como está sendo sua experiencia e também que clínica vc foi e qual o valor do tratamento! Se não se importar, ficaria muito feliz em manter contato com vc, afinal, é uma referência para mim..rs Vou deixar meu e-mail…fico agradecida se o responder….estará contribuindo para a realização de meu sonho: ser mãe! Beijinhos e que Deus a abençoe nesta caminhada!
    Juliana (julianaf1977@hotmail.com)


Deixe uma resposta

