Qual a idade ideal para ser mãe?

Desde os últimos avanços da medicina na área de fertilização, as pessoas passaram a acreditar que a maternidade pode ser adiada tranquilamente para depois dos quarenta anos sem consequências. Essa idéia também vem repetidamente sendo divulgada pela mídia, que está sempre mostrando atrizes que tiveram filhos mais velhas, como se isso fosse a coisa mais normal e simples do mundo.
Eu também sempre pensei assim, e só quando comecei a ir atrás de informações e a conversar com outras mulheres na mesma faixa etária que a minha, descobri que não é bem assim.  Claro que hoje com a fertilização, inseminação, remédios, testes, enfim, toda a tecnologia, é possível ter filhos mais velha, e de forma mais segura.  Mas o relógio biológico da mulher não mudou por conta disso. Sempre foi e continua sendo aconselhável ter filhos até os 35 anos, quando a taxa de fertilidade ainda está alta e existe menos risco tanto para a mãe quanto para o bebê.
A maternidade depois dessa idade é possível, claro, mas depois dos quarenta, com os óvulos mais velhos, além da fertilidade cair, o risco de algum problemas de saúde é maior. Mas isso é o que as revistas de fofoca não contam!  Quando falam que uma atriz qualquer teve um filho aos 45 anos,  nunca entram em detalhes sobre tratamentos pelos quais teve que passar, dificuldades e frustrações, às vezes até doação de óvulo. E quantas outras tentativas frustradas que, claro, não são notícia.
Mas infelizmente a verdade é que não existe milagre. Quantas mulheres, amigas ou conhecidas ao redor dos quarenta anos, estão agora lutando para engravidar.Eu adiei até quatenta anos porque não tinha um companheiro, mas, e quantas outras, casadas ou com um parceiro fixo, foram deixando a tempo passar, esperando o momento ideal ou mais conveniente? Elas, como eu, acreditaram que seria uma coisa simples. Mas a realidade é bem mais complicada, e cara. São tantos exames, tratamentos, frustrações, fora o medo de não conseguir ou o bebê nascer com algum problema.
Considerando tudo isso, vou repetir o conselho que minha ginecoligista mandou eu dar para a minha irmã (agora com 31 anos): Se não for possível ter filhos antes dos 35 anos, o que seria ideal, o melhor é congelar seus óvulos. Assim, quando resolver engravidar, terá bem menos problemas.

2 Responses to “Qual a idade ideal para ser mãe?”


  1. 2 ana maria santos vitorino fevereiro 1, 2011 às 12:33 am

    Boa noite

    Tenho 54 anos, e sou saudavel.

    Sou casada pela 2ª vez.

    Do 1º casamento tive duas filhas ,para não ter mais filhos fiz laqueação de trompas.

    Agora quero ter um filho, mas sózinha não consigo, já fiz a meno pausa…

    Será que ainda tenho ipoteses de voltar a ser mae?

    Aguardo resposta…o brigada pela atenção prestada.

    Sem outro assunto os meus melhores cumprimentos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: