Fertilidade humana

Através das minhas pesquisas e conversas com médicos, descobri algumas informações sobre a fertilidade humana que desconhecia. 
A chance de um casal jovem, saudável e que mantêm relações sexuais regulares engravidar em cada ciclo é de somente 20%!
Isso quer dizer que um casal tentar ter um filho por 6 meses ou até 1 ano e não conseguir é perfeitamente normal! Realmente o ser humano é um animal muito pouco fértil…
Fazendo a inseminação artificial, ou seja, simplesmente injetando o sêmen no dia da minha ovulação, que é o procedimento mais simples,  a chance de eu engravidar é a mesma, só 20%!  Isso sem contar com o fato de que pela minha idade as chances caem ainda mais. O recomendado por todas as clínicas é tentar no máximo 3 vezes e se não der certo, fazer a fertilização in vitro, também conhecida como bebê de proveta. Algumas mulheres optam por esse método diretamente, quando as chances de gravidez sobem para 40% ( o que também não é muito!!!).
Além da expectativa, da frustração e dos custos, que são bastante altos, no meu caso ainda tem o fator idade para complicar.
Depois dos 35 anos a mãe já é considerada idosa. Os óvulos, mais velhos, podem não estar tão bons para a fertilização e os riscos para a mãe e para a saúde do bebê são bem maiores. À partir dos 40 anos então, a taxa de fertilidade cai vertiginosamente. 
Por esses motivos, fico com dúvidas quanto ao método que devo tentar. Não tenho tempo para várias tentativas frustradas de inseminação. Além disso, fico pensando se não é mais seguro para garantir a saúde do feto que seja através de uma fertilização in vitro, onde o melhor embrião pode ser selecionado para ser colocado no útero. 
Por outro lado, se eu tiver a sorte de ser bem fértil, poderei engravidar na primeira tentativa de inseminação, que é um processo bem mais simples e por um terço do preço…

Quantas dúvidas! Não vejo a hora de acabar os exames e poder voltar ao médico para discutir essas questões com ele. E eu sei que a decisão final será só minha…

2 Responses to “Fertilidade humana”


  1. 1 decarla janeiro 12, 2013 às 12:32 am

    oi, voce teve seu baby??


Deixe uma resposta

